Sacerdotes e Levitas de Palco!

Na parábola do Bom Samaritano, Lucas 10,  uns religiosos  passaram de largo no homem quase morto na estrada. Um sacerdote e um levita passaram ao longe e seguiram viagem descendo para Jericó. Já cumpriram seus objetivos no palco, seus ensinos e louvores já foram feitos no templo. Comeram e beberam do sustento do templo, já fizeram sua parte.

Duas lições, diante de várias da parábola ensinada por Jesus. Primeira lição, os religiosos do palco, perderam a visão do próximo porque estavam descendo para Jericó, a cidade amaldiçoada por Deus. Quem desce de Jerusalém, onde está a presença e bênção de Deus, e vai para Jericó, a cidade da maldição, se perde a visão do próximo.

Segunda lição, o samaritano, que socorreu o homem caído, estava na mesma estrada, mas subindo para Jerusalém, para adorar, pois estava levando azeite consigo. Qual a diferença da leitura do próximo? O samaritano conseguiu ver o homem caído porque esta “subindo”. Os religiosos não conseguiram ver o homem  caído porque estavam “descendo”.

Esse é a situação que temos hoje. Homens e mulheres, líderes religiosos de palco e de templo. Se esquecem que, no dia a dia, os “próximos” cruzam seus caminhos, cada um com sua necessidades esperando que um samaritano venha ao seu encontro. Religiosos que passam anos e anos se preparando academicamente para serem guias dos cegos, sem perceberem que a cegueira já tomou conta deles também.

Hoje Deus pode nos dar a oportunidade de sermos samaritanos. O que vamos fazer?

Pense Nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *