Opressão a caminho…

Deus é sábio. Nós precisamos dessa sabedoria prá viver. Há regras no mundo, há padrões, há leis de sobrevivência. Deus nos fez para viver na terra com estes padrões. No céu tem outro padrão. Aqui na terra tem outro padrão. Em Amós 3.5,7-9, Deus diz a Israel: “ Cai o pássaro num laço se não há nenhuma armadilha? Será que a armadilha do laço se desarma se nada foi apanhado? Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas. O leão rugiu, quem não temerá? O SENHOR Soberano falou, quem não profetizará? Proclamem os palácios de Asdode e do Egito: “Reúnam-se nos montes de Samaria para verem o grande tumulto que há ali e a opressão no meio do seu povo“.

Nós estamos experimentando uma crise espiritual, moral, ética, social, política, econômica, e caindo em nossas próprias armadilhas. Deus já vem falando, mostrando, repetindo, ameaçando, exortando e não demos ouvidos. Em outras palavras, Deus manda o povo olhar para os montes de Samaria para verem o grande tumulto e a opressão no meio do seu povo. Nada do que acontece Deus fica ausente, distante, frio, sem se incomodar. Ele avisa antes!

Deixe-me dizer o seguinte. Atenção! Existe uma sincronia muito próxima entre opressão e tumulto. Uma sociedade, um país, uma igreja, uma casa, uma família, que está prestes a cair, num regime opressivo, antes, um pouco, tem tumulto nela. Certa filosofa judia disse certa vez: “É no período do tumulto que surgem os monstros“.

O caminho que Deus coloca a Israel para resolver esse problema é um só: justiça e retidão. O resto é balela e Deus não aceita por mais bonito que seja o louvor, a pregação, o ritual ou a oferta. Justiça e retidão do seu povo. Em todos os lugares, em todos os sentidos em todo coração que diz: Sou de Deus!

Pense Nisso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *